O Espiritismo

O Espiritismo, ou a Doutrina Espírita, é Filosofia, Ciência e Religião. É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

Ele realiza o que Jesus disse do Consolador, prometendo conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra. Mostra os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail
Pseudônimo: Allan Kardec
Nascido em 3 de outubro de 1804, Paris

Foi um influente educador, autor e tradutor francês. Notabilizou como o codificador do Espiritismo, ou Doutrina Espírita. Foi discípulo do reformador educacional JOHANN HEINRICH PESTALOZZI, um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos naturais.

Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Seu desencarne foi em 31 de março de 1869.

Biografia

Nascido numa antiga família de orientação católica, com tradição na magistratura e na advocacia, demonstrou propensão ao estudo das ciências e filosofia. Estudou na escola de Pestalozzi, no Castelo de Yverdon, na Suíça, tornou um dos seus distintos discípulos, teve uma influência na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade ensinou aos seus colegas menos adiantados, e aos dezoito, bacharelou-se em ciências e letra. Após concluir seus estudos, voltou ao seu país natal. Conhecedor da língua alemã, traduzia para esse idioma diferentes obras de educação e de moral, como as obras de François Fénelon. Tinha muito conhecimento nos idiomas, francês, alemão, inglês, neerlandês e ainda, italiano e espanhol.

Em 6 de fevereiro de 1822 casou-se com Amélia Gabrielle Boudet. Retornou em 1824, a Paris, e publicou um plano para aperfeiçoamento do ensino público. Em 1834, passou a lecionar, e publicar diversas obra sobre educação e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais.

Mediunidade

Mediunidade tem origem no latim e quer dizer “intermediário”

É a capacidade de comunicação entre humanos e espíritos, ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence. Todo aquele que sente em um grau qualquer, influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A mediunidade não escolhe credo, raça ou condição social. Ela é divina e universal, capaz de produzir um fenômeno de atração magnética, e assim, como um imã, consegue captar o campo áurico de uma pessoa que já morreu.